quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Curiosidades - A juventude nunca fica órfã

Há cinco anos envolvida em trabalho voluntário com adolescentes e jovens na zona leste de São Paulo, autora lança seu primeiro livro com histórias reais e associações inusitadas, com o objetivo de aguçar uma reflexão sobre o crescente número de órfãos de pais vivos

Muitas vezes incompreendida, a juventude tem extravasado suas inseguranças de forma insensível e arrogante. Por outro lado, como pode a nova geração ser dócil, disciplinada e amorosa se não reconhece nos adultos esses atributos? Numa abordagem descontraída e instigante, Vanusa Santos lançou na Bienal do Livro 2010 uma reflexão sobre orfandade afetiva, baseada em uma grave constatação que dá título ao seu livro:A juventude nunca fica órfã.

Por intermédio do trabalho voluntário realizado com adolescentes e jovens na zona leste de São Paulo, ela tem se deparado com um grande número de crianças, adolescentes e jovens que se encontram órfão de pais vivos, o que tem fortalecido a ação de pedófilos, traficantes, homicidas, estelionatários, etc. “A juventude tem um potencial extraordinário, porém, dependendo do modelo de super-herói o comportamento pode ser bom ou ruim”, enfatiza a autora.

Entre as diversas revelações que Vanusa Santos ouviu nos últimos anos, algumas fizeram com que ela entrasse em estado de alerta e, inconformada, decidisse se colocar como porta-voz de uma juventude que está extremamente carente, sem perspectivas, sem bons modelos e pede socorro. A obra “A juventude nunca fica órfã” pode ser compreendida como uma “versão silenciosa” da juventude em relação aos crescentes índices de envolvimentos com a criminalidade, pedofilia, uso de drogas. Veja a seguir alguns comentários:

“É gostoso roubar”, fala um rapaz de 20 anos. “Dá prazer nem tanto pelo objeto, mas para ver o terror nos olhos da vítima.”

“Eu só transei com sete caras até agora”, revela naturalmente uma garota de 17 anos, mãe de um bebê de nove meses. “Mas, tia, esse é o número que muitas amigas minhas transam em uma noite”.

“Na semana passada uma amiga de 14 anos foi para o motel com mais dois caras e outra menina”.

“Tem muita menina que fala que vai para o Shopping, mas na verdade está em haves ou em algum motel da cidade”, revela um rapaz de 19 anos.

“Entrar no motel é fácil”, revela uma adolescente. “Basta quem é maior de idade aparecer, às vezes se passando por homossexual, e o resto do pessoal vai no porta malas ou no assoalho do carro. Ninguém vê”.

Vanusa Santos é graduada em Relações Públicas, profissional da área de comunicação, esposa, mãe, dona de casa, filha, mulher e, também, comprometida com a juventude. Há cinco anos tornou-se uma incansável defensora da juventude e se dispõe como porta-voz de uma geração muitas vezes incompreendida por adultos que esquecem que um dia também foram adolescentes.

Vanusa Santos sendo entrevistada no Mulheres em Foco da Rede Record de Televisão.
Entrevista completa!
1ª parte da entrevista


2ª parte da entrevista


3ª parte da entrevista


Talento é talento e ponto final!




Com uma sensibilidade extraordinária, Dirceu Garcia, um talentoso ilustrador ainda pouco conhecido, criou todas as ilustrações do livro. Cada imagem Falam por si! Excelente trabalho que rendeu exposição na Bienal do Livro 2010. 


Vanusa Santos sendo entrevistada no Última Palavra 



1ª parte da entrevista



2ª parte da entrevista



3ª parte da entrevista



4ª parte da entrevista


Publicado pela editora Scortecci, o livro tem 128 páginas e traz mensagens de esperança e motivação. Mais informações no blog http://www.juventudenocaminho.blogspot.com



2 comentários:

  1. Tia Pri amei seu blog. A mensagem da tia Vanusa ta muto boa. Parabens. Bjjjjj

    ResponderExcluir
  2. A Vanusa arregaçou nesse livro, ta muito dahora , me abençôou demais :D

    ResponderExcluir